Varizes
- Dr. Nilo Mandelli
- 9 de out. de 2021
- 1 min de leitura
São veias tortuosas e dilatadas que apresentam coloração purpúrica e diâmetro maior de 3 milímetros.
As varizes acometem grande parte da população mundial, sendo que uma a cada duas pessoas vai apresentar esta alteração. Devido a sua prevalência elevada torna-se uma patologia de grande importância para a população em geral.
Tem como principais causas as alterações genéticas, hormonais e o estilo de vida (longos períodos em pé ou sentado durante o dia).
Podem causar inchaço (edema) dos membros inferiores, dor e sensação de peso nas pernas. Em casos graves podem levar a feridas.
O diagnóstico é basicamente clínico, porém pode-se lançar mão da ecografia vascular com doppler para um melhor estudo das causas desta patologia.
Entre os tratamentos mais modernos para esta alteração encontra-se a cirurgia de varizes por laser, que consiste na introdução de uma fibra óptica na veia doente e a cauterização da mesma por meio de calor produzido pela fibra. Fazendo com que ela feche e pare o fluxo no seu interior. Também pode ser utilizado em casos selecionados a embolização com espuma de polidocanol (substância que causa uma reação capaz de fechar o vaso doente). A cirurgia convencional, ainda utilizada em muitos centros, possui uma indicação muito restrita nos dias atuais, sendo reservada para casos específicos.
Commentaires