top of page

Síndrome de May Thurner/ Síndrome de Cocket

Consiste em uma compressão sintomática da artéria ilíaca direita sobre a veia ilíaca esquerda, onde estas duas estruturas se cruzam anatomicamente. Esta compressão é algo comum na população e grande parte não apresenta sintomas.


Porém, a síndrome pode desencadear uma alteração do fluxo sanguíneo devido a uma fibrose (cicatriz) no interior da veia ilíaca esquerda e acarretar uma dificuldade no retorno venoso do membro inferior esquerdo.


Pacientes com a síndrome de Cocket apresentam o membro inferior esquerdo mais edemaciado (inchado) em relação ao direito, apresentam mais varizes em membro inferior esquerdo e normalmente relatam desconforto e dor na perna esquerda, negando sintomas semelhantes do lado direito. Esta compressão pode levar a trombose venosa da veia ilíaca sendo então chamada de síndrome de May-Thurner.


Pacientes com queixas exacerbadas em MIE devem ser pesquisados na busca destas alterações, por meio de exames de imagem, entre eles a angioressonância e a angiotomografia dos vasos pélvicos.


Quando indicado, pode-se desobstruir a circulação e se desfazer a compressão por técnica endovascular com a colocação de um stent na veia acometida.

Comments


bottom of page